Projeto de Extensão

Projeto de Extensão: Cerrado e cultura - a economia social e criativa na reprodução socioeconômica de mulheres quilombolas e camponesas

Coordenação: Prof. Dr. Adriano Rodrigues de Oliveira – IESA/UFG
Vice-coordenação: Dra. Lara Cristine Gomes Ferreira – IESA/UFG
Vigência: 01/10/2020 a 30/12/2023
Recursos: Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos - SNPM/MMFDH

Resumo: O projeto é uma proposta de extensão universitária baseado na troca de saberes acadêmico e popular de maneira contínua, tendo como consequência a produção e a democratização do conhecimento acadêmico com participação efetiva e atuante da Universidade e da sociedade. É um trabalho interdisciplinar que favorece a visão integrada focada no social, dentro do processo dialético de teoria/prática. Considera-se fundamental atrelar essa proposta a uma agenda de pesquisa que já vem sendo construída há décadas no âmbito do Laboratório de Estudos e Pesquisas das Dinâmicas Territoriais – LABOTER, no IESA/UFG.

Objeto do TED: Oferta de cursos e oficinas para 915 quilombolas e camponesas, incluindo homens e crianças, no intuito de possibilitar a troca de saberes e a formação educativa visando construir a autonomia feminina e coletiva e o fortalecimento da economia local e regional.

Objetivo Principal: Construir estratégias de reprodução socioeconômica por meio da economia criativa e solidária, através de cursos e oficinas, entre as mulheres quilombolas e agriculturas em três núcleos territoriais do estado de Goiás: 1) Território de Monte Alegre; 2) Território de Iaciara e 3) Território da Região Metropolitana de Goiânia (com as mulheres que participam da Feira Institucional Agroecológica na UFG, IFGoiano e IFG).

Em anexo, segue o projeto para leitura.

Logo Laboter            Logo SPM           Logo oficial SPM

Related Files Size Archive Fingerprint