CTurTI_evento

O “Colóquio de Turismo em Terras Indígenas e de Outros Povos e Comunidades Tradicionais” na América Latina

O “COLOQUIO DE TURISMO EM TERRAS INDÍGENAS E DE OUTROS POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS” NA AMÉRICA LATINA

O 1º Colóquio de Turismo em Terras Indígenas: Turismo, Territórios, Identidade e Conflitos Interétnicos em Debate (1º CTurTI), pioneiro no Brasil em 2013, ocorreu  por meio do Laboratório de Estudos e Pesquisas das Dinâmicas Territoriais (Laboter), Instituto de Estudos Socioambientais (IESA), Universidade Federal de Goiás (UFG). Colóquio idealizado e coordenado pelas professoras doutoras Maria Geralda de Almeida e Isis Maria Cunha Lustosa, pesquisadoras no Laboter/IESA/UFG, e parceria com o Laboratório e Grupo de Estudos em Relações Interétnicas (LAGERI), coordenado pelo professor Dr. Stephen Grant Baines na Universidade de Brasília (UnB), Departamento de Antropologia (DAN), além de parcerias com outras universidades brasileiras e estrangeiras. O 1º CTurTI adveio da tese de doutorado “Os povos indígenas, o turismo e o território: um olhar sobre os Tremembé e os Jenipapo-Kanindé Ceará”, impulsionadora do tema do evento, defendida em 2012 pela Dra. Lustosa sob a orientação da Dra. Almeida no IESA/UFG. Os debates sobre o turismo e os territórios tradicionais no âmbito dos direitos nacionais e internacionais destes povos, foram priorizados desde o 1º CTurTI, com experiências do Brasil, Argentina, Colômbia e México, países envolvidos na primeira edição, justificando-o como um evento internacional na América Latina. As edições subsequentes ocorreram no México (II CTurTI/2014/UEAM/Toluca), Brasil (III CTurTI/2015/UEA/ESAT/Manaus e IV CTurTI/2017/UFC/LABOCART/Fortaleza) e na Fronteira Chile/Argentina (V CTurTI/2018/PUC/CIIR/UNCOMA/UBA/Villarrica). O VI CTurTI está previsto para 2022 em Parnaíba/PI/Brasil. Do 1º CTurTI originou-se a Rede Latino-Americana de Turismo em Territórios Tradicionais (Rede CTurTI)” com a participação de lideranças indígenas e de outros povos e comunidades tradicionais, acadêmicos, pesquisadores e representantes de organizações não governamentais (ONGs). A Comissão Organizadora Geral do CTurTI permanece a cargo dos doutores Lustosa, Almeida e Baines, presentes em todas as edições, e intermedia para  organiza publicações resultantes dos colóquios anuais. Também, mantém a continuidade do CTurTI junto com as lideranças e os membros efetivos na Comissão Científica, constituída por coordenadores locais de edições anuais. O CTurTI na América Latina está planejado para partilhar os debates sobre os direitos, as reivindicações, as resistências e as estratégias de enfrentamentos dos povos indígenas, quilombolas e outros povos e comunidades tradicionais frente às ameaças das políticas neoliberais.

Categorias: NOTICIAS LABOTER

Arquivos relacionados Tamanho Assinatura digital do arquivo