Arte Simpósio Laboter

Notícia: I Simpósio Integrado de Estudos Territoriais - Realizado em março de 2018.

Anais disponíveis em:

Foi realizado no período de 14 a 16 de março de 2018, o I Simpósio Integrado de Estudos Territoriais, com o tema: Dinâmicas Territoriais e Políticas Sociais no Brasil Contemporâneo, organizado pelo Laboratório de Estudos e Pesquisas das Dinâmicas Territoriais - Laboter, do IESA/UFG.

O Simpósio teve como objetivo central construir um espaço de diálogo e dar visibilidade ao que foi/é produzido no âmbito do Laboratório e do Instituto. Além das  pesquisas realizadas e das que estão em desenvolvimento, foi aberto também, espaço para exposições de trabalhos, frutos de pesquisas, em outras IES, no âmbito da região Centro-Oeste, Distrito Federal e seu entorno.

Foram realizadas duas Conferências: a de abertura, que contou com a presença do Prof. Dr. Carlos Walter Porto-Gonçalves, da Universidade Federal Fluminense (UFF) e a de encerramento, com a presença do Prof. Dr. Oswaldo Bueno Amorim Filho, da Universidade Federal de Minas Gerais e PUC Minas. Foram realizadas também quatro mesas redondas, todas elas com a participação dos professores/as pesquisadores/as do Laboter, nas seguintes linhas: "Geopolítica, Cultura e Existência"; "Produção do Território e Redes Geográficas"; "Questão Agrária, desenvolvimento rural e políticas públicas"; "Território, Planejamento e Identidades".

Foi também realizada a Jornada em Homenagem à Professora Maria Geralda de Almeida, que contou com a participação dos professores: Oswaldo Bueno Amorim (UFMG/PUC MG), Maria Augusta Mundim Vargas (UFS) e Ivanilton José de Oliveira (IESA). Além de dois momentos para os Grupos de Trabalho (GT's), onde mais de 80 resumos expandidos foram submetidos e apresentados em formato de grupos de discussão, durante a realização do evento.

Seguem algumas fotografias dos riquíssimos e qualificados momentos do I Simpósio do Laboter:

Abertura do Simpósio

Conferência de abertura: Prof. Carlos Walter Porto-Gonçalves (UFF).

Mesa_Geopolítica, Sujeito e Existência

Mesa Redonda: Geopolítica, Cultura e Existência.

Mesa_A questão Agrária

Mesa Redonda: A questão agrária, Desenvolvimento Rural e Políticas Públicas.

Mesa_Produção e Redes

Mesa Redonda: Produção do Território e Redes Geográficas.

Mesa redonda_Território Planejamento e identidade

Mesa Redonda: Território, Planejamento e Identidades.

Homenagem Geralda 6

Jornada em Homenagem à Profa. Maria Geralda de Almeida.

Conferência de Encerramento

Conferência de Encerramento:Prof. Oswaldo Bueno Amorim Filho (UFMG/PUC MG).