Banner Laboter
Filme

Terra: um trabalho de vida (Land: a Labour of Life)

Parceria entre a Universidade Federal de Goiás, por meio do Instituto de Estudos Socioambientais (IESA/LABOTER) e a University of Strathclyde (Business School) com financiamento da FAPEG (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás) e o Newton Fund/CONFAP.

Trabalho, água e alimento nas fronteiras energéticas: desafios e futuros para as tecnologias do século 21 na Escócia e no Brasil

A incerteza econômica, ambiental e climática suscita novas questões sobre como tem sido organizado o acesso à energia, a terra, a água e os alimentos. Novas fontes de energias “renovavéis” produzidas em larga escala, como a biomassa da agroindústria canavieira (agroenergia) e as barragens hidroelétricas são apresentadas como forma de trazer oportunidades de desenvolvimento, de comércio e de emprego para os espaços rurais. A pesquisa realizada no Brasil e Escócia por um grupo de cientistas das áreas humanas e exatas (geógrafos, cientistas sociais e engenheiros), juntamente com as entidades civis organizadas (movimentos sociais e sindicatos de trabalhadores) demonstram os conflitos sociais e ambientais decorrentes do uso de novas tecnologias, mas também as alternativas atuais e potenciais para a energia renovável e a produção de alimentos pautados no aproveitamento das potencialidades dos territórios das comunidades afetadas pela produção de energia e alimentos em grande escala, por meio da valorização dos saberes e fazeres que coloquem em sintonia a relação entre o trabalho, o território e o ambiente natural.

Mais informações: http://www.workandglobalisation.com/