Weby shortcut 1a5a9004da81162f034eff2fc7a06c396dfddb022021fd13958735cc25a4882f
Banner Laboter
Energia Industria

Pesquisa do Laboter revela que Indústrias são maiores consumidoras de energia no Brasil

“Hoje a energia elétrica se tornou um grande negócio no Brasil”. O aumento da produção geralmente é justificado pelo aumento da demanda social. Será mesmo?

O Brasil é o oitavo maior consumidor de energia elétrica no mundo. Com o aumento da demanda no país nas últimas décadas, a saída foi investir na construção de novas usinas hidrelétricas. Atualmente, a matriz hidráulica é a maior fonte de energia do país, com 68,6% da capacidade instalada. Entretanto, esses empreendimentos não buscam atender prioritariamente as necessidades da população. Pesquisa desenvolvida por professor do Laboratório de Estudos e Pesquisas das Dinâmicas Territoriais (Laboter) da Universidade Federal de Goiás (UFG) confirmou que maior parte da energia produzida no Brasil e em Goiás é consumida pelas indústrias.

Para isso, foi feito o mapeamento das redes de transmissão, distribuição e de consumo de energia elétrica no país e no estado com o intuito de traçar uma relação com a dinâmica socioeconômica. O estudo foi feito com base nos dados de 2013 da Empresa de Pesquisa Energética. De acordo com o pesquisador e coordenador do Laboter, Denis Castilho, houve um aumento na produção de energia nos últimos anos. No entanto, esse crescimento está relacionado principalmente ao consumo industrial: 39,8% da energia produzida em todo o país é destinada ao setor, enquanto que em Goiás esse percentual é de 35,9%.

Leia a notícia na íntegra clicando AQUI.

Listar Todas Voltar