Weby shortcut 1a5a9004da81162f034eff2fc7a06c396dfddb022021fd13958735cc25a4882f
Banner Laboter

Projeto Aprovado: A Mulher Rural Assentada nos Espaços da Casa e dos Quintais: Troca de Saberes sobre Agroecologia, Economia Social/Criativa e Saúde no Vão do Paranã - GO.

Aprovado pelo Edital Proext 2014 - MEC / SISU.

A área para o desenvolvimento do projeto situa-se na região do vão do Paranã, Goiás, mais precisamente nos assentamentos de Simolândia e Nova Grécia - Posse. As atividades de extensão serão desenvolvidas, tendo como foco, as mulheres dos assentamentos mencionados, as quais são representantes singulares, tanto da luta campesina, quanto do cuidado com o lar e a família. Este projeto envolve alunos dos cursos de Geografia, Engenharia Florestal e de Nutrição e, professores do Instituto de Estudos Socioambientais

(IESA), da Escola de Agronomia, Engenharia Florestal, Engenharia de Alimentos(EA), Faculdade de Nutrição. As ações visam a troca de conhecimentos e saberes entre a Universidade e as assentadas com temáticas ligadas à valorização dos quintais agroecológicos para o Cerrado, economia solidária/social, segurança alimentar, nutrição familiar e aproveitamento de frutos dos quintais, valorização e uso dos recursos florestais, por meio da produção de mudas, além de cursos que proporcionem a discussão sobre

as questões de gênero e políticas públicas para mulheres; e oficinas práticas, como a confecção de artesanatos e costura, produção de mudas e compostagem, o que poderá contribuir com a renda familiar.

Espera-se obter como resultado uma combinação do saber comum, coletivo com o construído nas relações com o saber científico, buscando construir novos saberes específicos, particulares, mas também universais. E, que esses saberes possam colaborar para o fortalecimento dos assentamentos e dos acadêmicos e, do espírito crítico dos estudantes para uma atuação profissional cidadã.

Listar Todas Voltar